Pesquisar este blog

Pesquisar este blog

Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

A Importância do Dicionário em Sala de Aula.



Creusmar Gomes da Mata Custódio – Bolsista CAPES/PIBID/UEMS
Ana Paula Tribesse Patrício Dargel – Orientadora - CAPES/PIBID/UEMS
Ricardo Ramire Gonçalves – CAPES/PIBID/SED - Orientador/supervisor

Introdução
O léxico é o repertório de palavras disponíveis para o falante da língua se comunicar. Salienta-se que nem todas as palavras presentes no léxico são conhecidas pelos usuários da língua. Por esse motivo, estratégias de ensino do vocabulário nas aulas de Língua Portuguesa são necessárias a que se promova a ampliação do conhecimento lexical do aluno. Por se reconhecer a importância do uso do dicionário no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, trabalha-se no subprojeto de Letras do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) da Unidade Universitária de Cassilândia com a Tese de Doutoramento O ensino do vocabulário nas aulas de Língua Portuguesa: da realidade a um modelo didático, de Dargel (2011). Este subprojeto é desenvolvido na Escola Estadual São José no município de Cassilândia/MS.
Palavras-Chave: Dicionário. Instrumento. Aprendizagem.

Material e Método
Objetiva-se neste trabalho ressaltar aspectos da execução do subprojeto de Letras do PIBID de Cassilândia, mediado pelo estímulo ao uso da habilidade de manuseio do dicionário por parte do aluno com intenção de contribuir para a ampliação do conhecimento lexical dele. De acordo com relatos em pesquisas lidas, o reconhecimento da importância do dicionário no processo de aprendizagem de Língua Portuguesa ainda não é prática na maior parte das escolas brasileiras.  Desse modo, desenvolve-se este subprojeto de forma com que o aluno tenha caráter investigativo na utilização do dicionário em sala de aula. O uso frequente do dicionário faculta ao aprendiz da língua possibilidades diversas a respeito da palavra. Objetiva-se, portanto, subsidiar o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa linguagem no ensino fundamental, para que aluno aprenda a conhecer e utilizar o dicionário. Far-se-á a seguir um relato de uma atividade desenvolvida com os alunos.

Discussão e análise
O desenvolvimento do conteúdo ministrado nas aulas de reforço de Língua Portuguesa do 6ª ano deu-se por meio de aulas expositivas, exercícios de fixação e elaboração de textos referentes ao conteúdo. As atividades seguiram os princípios teóricos e metodológicos expostos em Dargel (2011).
O desenvolvimento deste trabalho começou com a explicação para os alunos de como se usa o dicionário. Como um dos usos do dicionário é aprender mais sobre a ortografia das palavras, foi trabalhado o uso ortográfico do “S e do Z”. As aulas dadas foram feitas em forma dinâmica para que o aluno pudesse ter interesse maior em seu aprendizado e, com isso, um melhor aproveitamento do conteúdo. Vários exercícios com o uso do “S e Z” foram elaborados e os alunos direcionados a manusearem o dicionário.
Após a correção dos exercícios ortográficos, foi solicitado aos alunos que procurassem no dicionário os significados de todas as palavras porque muitas delas não eram por eles conhecidas e não faziam parte do cotidiano deles.
Mesmo já tendo sido explicado para os alunos como se faz uso do dicionário, houve a surpresa de perceber que muito deles ainda não sabiam como aplicar as informações do verbete.  Houve até a alegação de que aquela palavra que estava sendo pesquisada não tinha no dicionário. Percebendo-se essa lacuna em sala de aula, voltou-se a orientá-los sobre como se manuseia o dicionário e quais informações podem ser extraídas desse importante recurso didático.

Conclusão
Houve o objetivo de trabalhar o dicionário com os alunos em sala de aula, procurando-se sempre ter durante as aulas o apoio de dois dicionários da biblioteca da escola para todos os alunos, para que, dessa forma, eles pudessem fazer suas pesquisas e conseguissem encontrar as informações necessárias a respeito das palavras. Os alunos que não tinham dificuldades em manusear o dicionário, ajudavam os colegas durante a atividade. Foi assim que os alunos do 6º. A, da Escola Estadual São José da cidade de Cassilândia-MS, começaram a perceber a importância do dicionário em suas vidas.

Agradecimentos
À Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsa que permitiu a realização deste subprojeto; à Escola Estadual São José de Cassilândia, em nome do Diretor Elizeu Martins.

Referência
Tese
DARGEL, Ana Paula Tribesse Patrício. O ensino do vocabulário nas aulas de Língua Portuguesa: da realidade a um modelo didático. (Tese de Doutoramento). Araraquara: UNESP/FCLAR, 2011.

Nenhum comentário:

Postar um comentário