Creusmar
Gomes da Mata Custódio – Bolsista CAPES/PIBID/UEMS
Ana
Paula Tribesse Patrício Dargel – Orientadora - CAPES/PIBID/UEMS
Ricardo
Ramire Gonçalves – CAPES/PIBID/SED - Orientador/supervisor
Introdução
O
léxico é o repertório de palavras disponíveis para o falante da língua se
comunicar. Salienta-se que nem todas as palavras presentes no léxico são
conhecidas pelos usuários da língua. Por esse motivo, estratégias de ensino do
vocabulário nas aulas de Língua Portuguesa são necessárias a que se promova a
ampliação do conhecimento lexical do aluno. Por se reconhecer a importância do
uso do dicionário no ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa, trabalha-se no
subprojeto de Letras do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à
Docência) da Unidade Universitária de Cassilândia com a Tese de Doutoramento O
ensino do vocabulário nas aulas de Língua Portuguesa: da realidade a um modelo
didático, de Dargel (2011). Este subprojeto é desenvolvido na Escola
Estadual São José no município de Cassilândia/MS.
Palavras-Chave:
Dicionário.
Instrumento. Aprendizagem.
Material
e Método
Objetiva-se
neste trabalho ressaltar aspectos da execução do subprojeto de Letras do PIBID
de Cassilândia, mediado pelo estímulo ao uso da habilidade de manuseio do
dicionário por parte do aluno com intenção de contribuir para a ampliação do
conhecimento lexical dele. De acordo com relatos em pesquisas lidas, o
reconhecimento da importância do dicionário no processo de aprendizagem de
Língua Portuguesa ainda não é prática na maior parte das escolas
brasileiras. Desse modo, desenvolve-se
este subprojeto de forma com que o aluno tenha caráter investigativo na
utilização do dicionário em sala de aula. O uso frequente do dicionário faculta
ao aprendiz da língua possibilidades diversas a respeito da palavra.
Objetiva-se, portanto, subsidiar o ensino-aprendizagem da Língua Portuguesa
linguagem no ensino fundamental, para que aluno aprenda a conhecer e utilizar o
dicionário. Far-se-á a seguir um relato de uma atividade desenvolvida com os
alunos.
Discussão e análise
O
desenvolvimento do conteúdo ministrado nas aulas de reforço de Língua
Portuguesa do 6ª ano deu-se por meio de aulas expositivas, exercícios de
fixação e elaboração de textos referentes ao conteúdo. As atividades seguiram
os princípios teóricos e metodológicos expostos em Dargel (2011).
O
desenvolvimento deste trabalho começou com a explicação para os alunos de como
se usa o dicionário. Como um dos usos do dicionário é aprender mais sobre a
ortografia das palavras, foi trabalhado o uso ortográfico do “S e do Z”. As
aulas dadas foram feitas em forma dinâmica para que o aluno pudesse ter
interesse maior em seu aprendizado e, com isso, um melhor aproveitamento do
conteúdo. Vários exercícios com o uso do “S e Z” foram elaborados e os alunos
direcionados a manusearem o dicionário.
Após
a correção dos exercícios ortográficos, foi solicitado aos alunos que
procurassem no dicionário os significados de todas as palavras porque muitas
delas não eram por eles conhecidas e não faziam parte do cotidiano deles.
Mesmo
já tendo sido explicado para os alunos como se faz uso do dicionário, houve a
surpresa de perceber que muito deles ainda não sabiam como aplicar as
informações do verbete. Houve até a
alegação de que aquela palavra que estava sendo pesquisada não tinha no
dicionário. Percebendo-se essa lacuna em sala de aula, voltou-se a orientá-los
sobre como se manuseia o dicionário e quais informações podem ser extraídas
desse importante recurso didático.
Conclusão
Houve
o objetivo de trabalhar o dicionário com os alunos em sala de aula,
procurando-se sempre ter durante as aulas o apoio de dois dicionários da
biblioteca da escola para todos os alunos, para que, dessa forma, eles pudessem
fazer suas pesquisas e conseguissem encontrar as informações necessárias a
respeito das palavras. Os alunos que não tinham dificuldades em manusear o
dicionário, ajudavam os colegas durante a atividade. Foi assim que os alunos do
6º. A, da Escola Estadual São José da cidade de Cassilândia-MS, começaram a
perceber a importância do dicionário em suas vidas.
Agradecimentos
À
Coordenação de aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) pela bolsa
que permitiu a realização deste subprojeto; à Escola Estadual São José de
Cassilândia, em nome do Diretor Elizeu Martins.
Referência
Tese
DARGEL,
Ana Paula Tribesse Patrício. O ensino do vocabulário nas aulas de Língua
Portuguesa: da realidade a um modelo didático. (Tese de Doutoramento).
Araraquara: UNESP/FCLAR, 2011.
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